Prefeitura de Filadélfia adquire novos equipamentos para fisioterapia

Publicado em: 08/06/2021

A Prefeitura de Filadélfia através da Secretaria Municipal de Saúde entregou na tarde desta segunda-feira (07), ao setor de Fisioterapia, novos equipamentos que farão parte do quadro de aparelhos que atendem a população do município.

Participaram da entrega, as fisioterapeutas Brenda e Tais, além do vice-prefeito e secretário de Saúde Odejonnes Barbosa.

Os equipamentos adquiridos através de recursos próprios do município, foram: Um Kit de ventosas, um aparelho de corrente TENS/FES, e uma Lâmpada infravermelho.

Segundo o secretário Odejonnes Barbosa, é importante aparelhar o setor de Fisioterapia com novos materiais, pois a procura pelo atendimento cresce cada vez mais, e a partir de hoje os aparelhos estarão disponíveis para o uso da equipe que preza pela promoção de uma melhoria na qualidade de vida daqueles que precisam dos serviços.

A fisioterapeuta Brenda Maia, agradeceu e parabenizou a Prefeitura e Secretária de Saúde pela aquisição dos aparelhos que trarão benefícios a todos aqueles que fazem uso dos serviços de fisioterapia no município.

KIT DE VENTOSA
A ventosaterapia é uma forma de medicina alternativa que utiliza os movimentos de sucção com uma ventosa, espécie de vaso cônico, para melhorar a vascularização e a oxigenação na região em que é aplicada. A prática chinesa é milenar e muitos acreditam que ajuda a recuperar o corpo de lesões ou dores musculares até grandes atletas como o nadador Michael Phelps e o ginasta Alexandre Naddour são adeptos à técnica

TENS FES
A corrente TENS é uma corrente elétrica de baixa frequência, baixa voltagem, com finalidade analgésica. TENS significa Estimulação Elétrica Transcutânea, é utilizada na Fisioterapia, para reabilitação, na diminuição da dor. Para a técnica são utilizados eletrodos que podem ser de silicone com meio condutor em Gel ou eletrodos autoadesivos.

LÂMPADA INFRAVERMELHO
A terapia com luz infravermelha é usada na fisioterapia para promover o aumento da temperatura de forma superficial e seca no local a ser tratado, o que promove a vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, favorecendo a reparação dos tecidos porque penetra no corpo atuando sobre os pequenos vasos sanguíneo, capilares e as terminações nervosas.

A fisioterapia com infravermelho é indicada para:

Alívio da dor;
Aumentar a mobilidade das articulações;

Relaxamento muscular;

Favorecer a cicatrização da pele e dos músculos;

Alterações na pele, como infecção por fungos e em caso de psoríase.

Semus