O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

Publicado em: 18/05/2020

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

No entanto, levando em consideração o contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19), a Secretaria Municipal de Assistência Social reformulou as ações.

Que foram reestruturadas para uma promoção exclusivamente online e em diversos meios de comunicação, ao longo desta semana, considerando que não vamos incentivar as atividades de abordagem direta, eventos de conscientização, palestras, seminários presenciais, entre outras atividades que resultem em aglomeração de pessoas.

É importante que possamos refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Por isso, faz-se necessário que haja conscoentização e que membros da família façam a sua parte.

Veja o vídeo preparado pela equipe clicando aqui https://filadelfia.ba.gov.br/ver_video.php?video=9
_____
SEMAS