Publicado em: 30/07/2025
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a Prefeitura de Filadélfia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), promoveu nesta terça-feira (30) a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento reuniu usuários, trabalhadores do SUAS, representantes da sociedade civil e autoridades municipais em um espaço democrático de debate e construção de propostas para o fortalecimento da política pública de assistência social.
A Conferência foi convocada oficialmente pelo Decreto Municipal nº 279/2025, e contou com ampla participação de diversos setores da comunidade, além de momentos simbólicos, como a execução do Hino Nacional com interpretação em Libras e uma homenagem à memória de Marlos Maia.
Durante a Conferência, foram formados grupos de trabalho que discutiram os cinco eixos temáticos propostos nacionalmente. As propostas consolidadas foram debatidas em plenária e aprovadas pelos delegados presentes. Ao final, foram eleitos os representantes que levarão as demandas de Filadélfia para a 15ª Conferência Estadual, que acontecerá em outubro, na cidade de Salvador.
Para o presidente do CMAS, Reginaldo Oliveira, o momento foi de fortalecimento da rede: “Vivemos um dia de reflexão e compromisso coletivo. O SUAS é resultado de luta e resistência, e esta conferência reafirma que estamos juntos na construção de uma política pública cada vez mais humana, justa e eficiente.”
O evento também contou com palestra conduzida pelo assistente social Ailton Ribeiro, apresentações culturais e a presença de autoridades como o presidente da Câmara Municipal, Francisco Azevedo (Chicão) vereador Ageu do Queijo, além de secretários e conselheiros das diversas esferas do controle social.
⸻
ASCOM
Prefeitura de Filadélfia